21
nov
11

Como se preparar para defesas: TCC, monografia, mestrado, doutorado…

Sua defesa está chegando? Com certeza você está nervoso, já pensando na banca examinadora, nas possíveis perguntas que irão te fazer, se vai te dar “branco” na hora de sua apresentação… Aí você começa a pensar nos convidados (afinal você não pode passar vergonha diante de uma platéia composta de amigos e familiares). Pensou em não chamar ninguém para evitar de que isso aconteça, não é? Aí você conversa com outras pessoas que já passaram por isso e elas te falam a famosa frase para te manter calmo: “Pense que você fez o trabalho… Você é a pessoa que mais entende e que está por dentro do seu trabalho…”. Mas ainda assim se sente inseguro? Já pensou em tomar calmante no dia? Ou uma cervejinha pra relaxar? Algo mais forte? Um uisque, vodka, cachacinha, absintho?? Sei que já até passou pela sua cabeça em adiar a defesa, dizer que está doente, que está morrendo, que vai desistir…

Sim! Tudo isso é normal. Acredite. Dia de defesa é tenso. Passei por tudo isso. Procurando na internet por este assunto, encontrei um artigo muito bom e que me ajudou bastante em como me preparar para “o dia do juízo final”. Gostaria agora de compartilhar este artigo com você, que está sentindo a mesma coisa e que provavelmente chegou a esta página porque digitou no google palavras como “como se preparar para defesa de tcc”, “preparação para dissertação de mestrado”, “nervosismo no dia da defesa de tese” e por aí vai…

Em resumo, você precisa preparar um powerpoint sucinto, escrever tudo que precisa lembrar de dizer na hora e treinar na frente do espelho umas 10 vezes e depois na frente de amigos, namorado (a) e familiares mais umas 10 vezes. Tenha certeza que, se você fizer isso, na hora você estará bem mais tranquilo e preparado. É incrível! As palavras aparecem na sua boca sem esforço nenhum!

O artigo que me ajudou é este:

Como se preparar para a defesa da dissertação de Mestrado ou apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso

Dicas para a hora “H” da apresentação da dissertação na banca e para criação do conteúdo e estrutura dos slides

Este artigo é uma compilação de dicas e sugestões sobre como se preparar para a defesa da dissertação de mestrado ou para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Apresenta também dicas de como organizar o tempo e o conteúdo dos slides para a apresentação de defesa de dissertação de mestrado.

Durante a minha preparação para a defesa da dissertação do curso de mestrado, busquei na internet dicas e sugestões de como deveria ser feita essa preparação. Minhas principais dúvidas eram sobre como me portar, falar, vestir e agir. Achei diversos artigos e materiais que muito me ajudaram. A partir desses, neste artigo, compilei as principais dicas de dois grandes professores prof. Adriano Canabarro Teixeira e prof. Antonio Carlos de Souza Lima Filho. Além disso, criei uma estruturação básica para apresentação em uma banca de defesa de mestrado.

As dicas e sugestões são agrupadas em listas divididas em quatro tópicos: Fala, Postura, Aparência e Precaução/Preparação. Finalmente, são apresentadas dicas quanto à organização dos slides na apresentação.

Fala

  • Seja você mesmo. Nenhuma técnica é mais importante que a sua naturalidade.
  • Pronuncie bem as palavras – sem exagero.
  • Fale com boa intensidade, nem alto nem baixo demais, sempre de acordo com o ambiente.
  • Fale com boa velocidade, nem rápido nem lento demais.
  • Fale com bom ritmo, alternando a altura e a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes.
  • Tenha um vocabulário adequado ao público. Evite gírias.
  • Cuide da gramática, pois um erro nessa área poderá comprometer a apresentação.
  • Dê à sua fala início, meio e fim.
  • Fale com emoção – demonstre interesse e envolvimento pelo assunto.
  • Seja objetivo e conciso.
  • Faça pequenas pausas entre os assuntos.
  • Não peça desculpas. Ignore os erros. Siga adiante. Você deve retificar apenas se o erro for de “conteúdo”, não “de apresentação” (esquecer palavras, branco, etc.).
  • Use o seu orientador como álibi. Se você não souber responder alguma questão. Diga que “nós” optamos por seguir essa linha… ou “conforme o meu orientador”… (nesse dia o seu orientador poderá lhe auxiliar na sua apresentação).

Postura

  • Tenha postura física correta.
  • Olhe nos olhos da banca e da plateia. Demonstre segurança (se estiver com medo, olhe para a testa ou para cabeça que o efeito é o mesmo).
  • Seja profissional. A apresentação deve ser de igual para igual, com humildade, sem arrogância.
  • Não “compre briga” com a banca.
  • Demonstre energia, vontade e não seja indiferente, apático.
  • Defenda seu trabalho com convicção: não use “eu acho”, substitua por “eu acredito”, etc.
  • Se houver oportunidade, movimente-se. Demonstre segurança em relação à apresentação e domínio do tema.
  • O que está em jogo é a sua segurança em relação a sua escolha e a execução do seu trabalho. Seja firme. Defenda com vontade as suas escolhas.

Aparência

  • Vista-se de acordo com a ocasião, apresente-se como o profissional que você é ou que gostaria de ser. Não esqueça: não é um dia qualquer.
  • Não use perfumes fortes.
  • Esteja limpo e bem asseado.
  • Use roupas leves, confortáveis e que permita transpirar.

Precaução/Preparação

  • Descanse e durma bem a noite anterior.
  • Deixe um relógio na mesa para não precisar ficar olhando para o pulso toda hora.
  • Se você usa óculos de grau eventualmente, esse é o dia de usá-lo.
  • Se possível, utilize recursos visuais (Mas verifique se terá o equipamento necessário para exibição correta dos recursos visuais. É comum haver apenas o retroprojetor para a apresentação da dissertação).
  • Visite a sua sala antes da apresentação. Ambiente-se com o espaço. Visualize-se apresentando.
  • Segure uma caneta na mão. Assim você não corre riscos de fazer gestos obscenos.
  • Imprima e leve suas anotações. Caso ocorra o famoso “branco” durante a apresentação você PODE e DEVE fazer uma sutil consulta nas anotações.
  • A melhor maneira de preparar é ler o conteúdo umas vinte vezes e depois apresentá-lo na frente do espelho mais umas vinte vezes.
  • Nada substitui o treino. Depois da quinta “tentativa” de apresentação, você começa a ligar o “automático” e a apresentação flui sem maiores esforços. As demais são para ajustes.

Estruturação da apresentação

Agora vamos para a segunda parte deste artigo. Eu fiz esta estruturação básica para apresentação em uma banca de defesa da dissertação de mestrado, seja ele, profissional ou acadêmico. Essa estrutura básica deve servir como ponto de partida para a sua. Não é uma estrutura inalterável. Portanto, faça as adaptações necessárias na estrutura apenas tomando o cuidado de não retirar seções sem o devido critério, para que sua apresentação não se torne incompleta ou incoerente.

Veja um modelo de como dividir o tempo entre as diversas partes que compõem a apresentação, quantos slides usar em cada parte e outras dicas. A estrutura está preparada para uma apresentação de 45 minutos. Não deixe que a quantidade de slides para 45 minutos de apresentação ultrapasse 50 slides.

Concluindo

Não existem fórmulas mágicas que garantam o sucesso da sua apresentação de defesa da dissertação ou TCC. Porém, muitos alunos se esquecem de seguir pequenas dicas extremamente valiosas, que poderiam evitar muitos erros “bobos”. As dicas para a hora “H” da apresentação, não irá esconder falhas de pesquisa e desenvolvimento ou de qualquer outro tipo que possa haver na sua dissertação ou TCC. Mas certamente lhe dará uma boa base para se preparar para esse momento tão importante e esperado. E vale mais uma vez ressaltar, quanto à estruturação de slides, ela é para lhe servir com ponto de partida para a criação dos mesmos. Não deve ser vista como algo definitivo e inalterável. Ela contém o que considero como indispensável para uma boa apresentação e dentro do tempo que foi definido pela organização do mestrado. Faça as adaptações necessárias na estrutura, mas tendo o cuidado para não retirar seções indevidamente, tornando a apresentação incompleta ou modificando a ordem dos slides deixando a apresentação incoerente.

Recursos

Apresentação de Trabalhos Científicos – Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira: http://people.ufpr.br/~benitoag/apres-oral-teixeira.pdf

Dicas para defesa do TCC – Prof. Antonio Carlos de Souza Lima Filho: http://meiradarocha.jor.br/news/2007/05/17/dicas-para-defesa-do-tcc/

Ele pode ser baixado em pdf no link: https://www.sbc.org.br/horizontes/edicoes/v03n01/v03n01-19.pdf

Este artigo não foi escrito por mim. Ele é de autoria de Gustavo Alexandre, que merece todos os créditos. Espero que ajude a você, como ajudou a mim.

Créditos:

Gustavo Alexandre possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2004), mestrado profissional (2008) em Engenharia de Software pelo C.E.S.A.R. É tutor a distância da disciplina de Educação a Distância do curso de Licenciatura em Matemática da UAB/IFPE e tutor do curso de Governança de TI do SENAC-PE.

 

About these ads

18 Responses to “Como se preparar para defesas: TCC, monografia, mestrado, doutorado…”


  1. 1 Paula Kiala
    março 1, 2012 às 11:04

    Muito obrigado pelas dicas , tenho a certeza que serão de grande ultilidade no dia da apresentação da minha Monográfia.

  2. abril 19, 2012 às 18:17

    Adorei as dicas …Obrigada.

    • 3 Marcia Hartmann
      julho 15, 2012 às 22:45

      Valeu! Ótimas dicas.
      Gostaria que esclarecesses se devo também desenvolver o trabalho através da fala, ou só apresentar
      tópicos, conforme as dicas.

  3. 4 Sérgio Sarmento Macamo
    setembro 16, 2012 às 04:37

    Gostei, as dicas são boas ajudam na preparação para apresentação.
    pessoalmente vou usá-las para a minha defesa que esta muito próxima.

  4. 5 Herick
    outubro 24, 2012 às 23:32

    tomara que ajude…heheheh

  5. 6 Edson Cacá Rodrigues Teixeira
    outubro 26, 2012 às 09:25

    Parabéns pela publicação. Realmente, os traumas são estes mesmos, e isto que ouço da nossa turma.
    Congratulações ao Gustavo Alexandre pela redação.
    Com certeza irá auxiliar e enriquecer nossa apresentação de TCC, e além de tudo, tem um efeito tranquilizador para todos.
    Obrigado!
    Cacá Rodrigues

  6. 7 fatima cristina ferreira dos santos
    dezembro 6, 2012 às 21:42

    obrigada vai me ajudar muito estou finalizando meu tcc falta a apresentação .

  7. 8 Freddy
    janeiro 14, 2013 às 16:38

    Muito obrigado pelas sugestões

  8. 9 Fernandes Fexizzyh
    janeiro 16, 2013 às 19:53

    Hey td bm, eu sou angolano e tbm estou a passar por esse sufoco e espero que as tua dicas ajudam-me a ter uma brilhante defesa.
    Obr!g@d0 p&l@ d!c@

  9. fevereiro 2, 2013 às 15:04

    Parece que tudo é igual mesmo para todo mundo, me identifiquei muito com as informações do início do texto e me deu uma ajuda.
    Um abraço

  10. 11 Filipe
    março 14, 2013 às 02:50

    Muito boas dicas!
    Daqui a quinze dias eu vou defender minha dissertação, e com certeza estas dicas serão de grande utilidade.
    Até favoritei esta página. Irei vê-la toda vez que tiver uma apresentação.

    Um abraço!

  11. 12 DinaSousa
    abril 1, 2013 às 10:38

    Obrigada pela publicação…encontrei o blog com todos os passos descritos , afinal este nervosismo não é só meu…. Dina

  12. 13 zenilda viana
    junho 2, 2013 às 22:11

    adorei as dicas,realmente eu estou passando tudo isto que vc descreveu sobre vc obrigada.

  13. 14 ELLEN
    junho 15, 2013 às 22:29

    Agradecida por esse conteúdo de grande importância para muitos acadêmicos que estão se preparando para defesa de TCC, eu por exemplo…sou positiva! vai dar tudo certo, principalmente por suas dicas. obrigada!!

  14. 15 Glauci
    julho 27, 2013 às 10:11

    Bom é meu primeiro TCC estou bem nervosa mas valeu pelas dicas

  15. 16 Cássia Araujo
    outubro 3, 2013 às 11:26

    Gostei muito das dicas, e com certeza, vão me ajudar muito! Defendo meu mestrado logo logo!!!!

  16. 17 Cirlene
    dezembro 3, 2013 às 11:02

    Obrigada! Foi muito importante para mim. Estava muito tensa.

    Cirlene

  17. 18 Ana Patricia
    fevereiro 19, 2014 às 08:26

    Excelentes dicas.. a minha defesa é amanhã…. Estava tensa… mas, agora, sinto-me bem melhor….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: