21
fev
09

Dica para o Carnaval

E chegou o Carnaval!!!

Mas se você, assim como eu, detesta folia carnavalesca, não suporta axé, funk, pagode e afins, odeia desfile de escola de samba, baile gay, camarotes vips, trio elétrico e foge disso tudo nessa época do ano, vai aí uma dica para a madrugada de segunda para terça de Carnaval.

Que tal ir para um local bem escuro, de preferência acompanhado, olhar para o céu e observar um evento inédito e raro: a passagem de um cometa que se aproxima pela 1ª vez do Sol. É o cometa Lulin (ou C/2007 N3), que foi descoberto em 2007, e estará neste dia a “apenas” 60 milhões de quilômetros da Terra.

lulin1

Para encontrá-lo procure o planeta Saturno. “Grande Dica!!!”

Bom, então para começar procure saber onde é o norte de onde você estiver. Utilize uma bússola. Se não tiver, procure o Cruzeiro do Sul no céu. Ele aponta para o sul. Logo o norte estará no sentido contrário. “E daí?”

Olhe exatamente para o alto do céu, bem acima de sua cabeça. Olhou? “Sim, e agora?”

Agora vá levando seus olhos em direção ao norte, e achará uma estrela bem brilhante. Não é uma estrela. É Saturno. “Ohhh!!!”

Repare que saturno está entre a constelação de Virgem e Leão. Procure identificá-las com a ajuda do mapa celeste abaixo. Viu? “Acho que sim…”

belo-horizonte-2009-2-23-1h00m

Com um binóculo será bem mais fácil. Se você encontrar Saturno, verá que bem próximo dele, existe uma poeirinha esverdeada. “E o quê é isso?”

Bã!!! É o cometa Lulin. Ou você achou que veria uma enorme bola de fogo, com uma imensa cauda rasgando o céu, como nos desenhos que você assistia quando era criança? “Ahhh… É só isso?”

Se não gostou, não posso fazer nada. Mas fique você sabendo que o que você acabou de ver veio viajando de um local mais longe que Netuno, e que agora está se aproximando do Sol, e como é feito de gás congelado, quanto mais se aproxima do Sol, mais gás ele vai soltando e formando a nuvem esverdeada que você viu.

Bom. Tá dada a dica. Mas lembre-se: é melhor observar com um binóculo, em um local bem escuro, a 1 hora da madrugada de segunda para terça. E não esqueça de usar camisinha.

Anúncios

0 Responses to “Dica para o Carnaval”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: