28
abr
09

Entre os muros da escola

Vida de professor não é facil não. Principalmente se esse professor dá aulas em uma escola pública, numa escola cheia de problemas e para alunos desinteressados. E além disso tudo, ganha mal…

Há poucos dias fui obrigado a assistir ao filme Entre os muros da escola (Entre Les Murs), para fazer uma questão para a aula de Metodologia de Pesquisa. Pensei: “Filme francês?! Que bosta….”

entre-os-muros-da-escola2

Mas ao ver o filme, deixei o preconceito de lado e percebi que este filme fez por onde ao ganhar a palma de ouro de Cannes em 2008 e a indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, neste ano.

O filme conta a história de um professor que dá aulas de francês numa escola pública localizada num bairro suburbano cheio de conflitos. Os alunos são em sua maioria imigrantes, muitos vivendo ilegalmente no país. À primeira vista, parece que o filme irá retratar o dia a dia do professor, suas dificuldades em ensinar alguma coisa aos jovens alunos, mostrando cenas que são comuns em qualquer escola pública brasileira: conversinhas em sala de aula, desrespeito com o professor, alunos que se negam a tirar os bonés, troca de insultos e empurrões…

Mas não é só isso. O filme mostra ainda o multiculturalismo e o choque dessas várias culturas. Na classe desse professor, tem de tudo: asiáticos, negros, árabes, emo, gay…

A história chega ao ápice quando o professor, num momento de irritação com duas alunas, acaba chamando-as de “vadias”, e isso leva um aluno a chegar as vias de fato com o professor o que pode levar a expulsão de um dos dois.

gd1

O fato é que hoje, eu me senti o próprio François. Uma das 7 turmas em que dou aula acabou me tirando do sério. E olha que é bem díficil eu me estressar com alguma coisa. Não cheguei a insultar nenhum aluno, mas que deu vontade, deu.

Apesar de tudo, sou um professor que gosta pra caralho de ensinar e de exercer essa profissão, por mais que seja penoso e difícil.

Recomendo a todos que assistam a este filme e entenderão o que me leva a pensar dessa forma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: