29
ago
09

Marte do tamanho da Lua: só se for o fim do mundo!

surreal2_b

“HOJE dia 27 de agosto de 2009, a meia noite e meia, olhe para o céu, chame as crianças, os amigos, os familiares:

O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia – Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da terra. Será HOJE dia 27 de agosto de 2009.

Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código Maya, encontrado na pirâmide ao lado do Observatório Estrelar em Palenque, Chiapas -México.
Com este cálculo matemático Maya, agora os Mayas estão sendo vistos como os gregos da America, e orgulho da Guatemala..
Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará a ver este fenomeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009.

O planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, e será tão grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de kilometros da terra.

Não perca!!

Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só se produzirá de novo no ano de 2287.”

O Fato:

Todo ano, sempre no mês de agosto, um e-mail como este acima, circula na internet comunicando que, em 27 de agosto, à 0h30, um fenômeno surpreendente conhecido como “duas luas” poderá ser visto da Terra. O fenômeno seria resultado da aproximação do nosso planeta com Marte, que estará orbitando perto da Terra, segundo o e-mail, como há muito tempo não se via. O brilho de Marte seria tão intenso que o planeta vermelho poderia ser visto a olho nu com o mesmo tamanho do nosso satélite natural, dando a impressão de que duas luas estão no céu. Toda essa história parece muito bonita, mas sem querer ser desmancha prazer, devo informar que isto não passa de mais um boato que ronda a internet há anos.

A Verdade:

Marte realmente se aproxima da Terra em agosto. Porém, este evento ocorre apenas de dois em dois anos, mais precisamente nos anos ímpares. Isto porque Marte dá uma volta em torno do Sol em 686 dias, ou seja, praticamente 2 anos terrestres. Logo, pode-se dizer que haverá um dia em que Marte estará passando mais longe da Terra em sua órbita, e um ano depois estará passando pelo ponto mais próximo. Através da figura abaixo, você entende isso melhor:

marte4

 

Nessas ocasiões a distância Terra-Marte diminui para cerca de 56 milhões de quilômetros (a distância média é de quase 228 milhões de quilômetros). Nesse ponto, o e-mail disse a verdade, mas o valor de 55, 75 milhões de quilômetros corresponde ao da máxima aproximação de 2003. Uma aproximação como esta voltará a ocorrer em 2287, exatamente como diz a notícia.

O Mito:

Novamente, sem querer ser estraga prazer, devo informar que, mesmo Marte estando mais próximo da Terra, ele não fica nem um pouco diferente do que se vê no dia a dia. Ou seja: Marte é visto como mais um pequenino ponto luminoso e avermelhado no céu. Medimos o tamanho de um astro no céu através de uma unidade denominada segundo de arco. A Lua Cheia tem cerca de meio grau de diâmetro. Há 60 minutos de arco em um grau e 60 segundos de arco em um minuto, ou seja, a Lua Cheia tem cerca de 1800 segundos de arco. Uma boa aproximação de Marte faz com que ele possua cerca de 25 segundos de arco, o mesmo que uma cratera lunar! Tente entender isso com a figura abaixo:

mars_flash

aparent

Para que Marte tivesse o mesmo diâmetro aparente que a Lua Cheia, seria necessário que ela aproximasse tanto, que se isso acontecesse, provavelmente, ela cairia na Terra, devido ao aumento da força gravitacional entre os planetas. Ou seja, se algum dia você ver Marte do tamanho da Lua, comece a rezar porque é o apocalipse!

Outras considerações:

* 27 de agosto de 2009 à meia noite e meia: 0:30 de 27/08 ou de 28/08?

* Nesta data e neste horário, Marte sequer estará no céu. O planeta está nascendo por volta das 2 da madrugada.

* Como assim um planetário calcular a distância de Marte a Terra? Quem faz isso são os astrônomos, e já existem tabelas prontas com todas as próximas aproximações.

* Planetário Internacional de Vancouver e Observatório Estrelar (!?!) em Palenque? Será que existem mesmo?? Nunca ouvi falar.

* “Com este cálculo matemático Maya, agora os Mayas estão sendo vistos como os gregos da America, e orgulho da Guatemala.” (????????????)

* Nenhuma geração verá Marte do tamanho da Lua, a não ser que o codigo Maya esteja prevendo o apocalipse para esta data. Como ela já passou, e nada aconteceu…

* Isso foi noticiado em 11 de maio de 2009? Como eu disse, já existem tabelas prontas das próximas aproximações de Marte há muuuuuito tempo.

* “O planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, e será tão grande quanto a lua cheia” – reflita sobre esta frase!

E olha que tem muita gente que acredita!!!

“cara, fiquei sabendo disso agora! Quero muuito ver *-*
mas aqui tá com um clima chuvoso, nem da pra ver o céu direito! tomara que essas nuvens sumam até de noite :*”

“Sobre o planeta Marte : notei que o horário estava “exquisito”, seria zero hora e trinta minutos do dia 27/8 – talvez um erro de tradução? Não sei. Infelizmente não pude constatar havia muitas nuvens, mas liguei para um familiar que mora em Cachoeira do Sul, RS, e lá minha sobrinha pode ver uma bola como se fosse a Lua mas de cor avermelhada, seria? Não sei , mas vale ressaltar.”

“estou aguardando o fenômeno acontecer. Dei uma saidinha e percebi que no lugar da lua há uma espécie de estrela muito brilhante. Aqui em Imbituva (Paraná) o céu está muito limpo e dá para perceber algo de diferente no céu. A natureza é extremamente maravilhosa e eu aprecio demais esses acontecimentos. Esperarei até os 30 minutos do dia 28 para ver se algo muda. Mas posso adiantar que está muito lindo aquele planeta lá no céu, brilhando como se fosse uma gigantesca lanterna.”

“cara eu tb tenho essa duvida se é dia 28 as 0:30 ou se ja foi na madrugada anterior pq daki de casa eu to olhando pra lua e num tem nada de+”

“A lua até jah sumiu aki e eu num vi nada de tão extraordinário qto eu esperava. . . Fizeram uma expectativa enorme pra nada?
Isso não foi ontem não?”

Anúncios

1 Response to “Marte do tamanho da Lua: só se for o fim do mundo!”


  1. 1 bussainchains
    setembro 9, 2009 às 15:38

    Que maravilha ET!
    E a verdade vos libertará.
    Abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: