01
dez
09

Correção da prova de física do vestibular UFMG 2010

Ontem ocorreu a 1ª etapa do vestibular da UFMG 2010. Para os milhares de candidatos que fizeram a prova e agora estão desesperados para saber o resultado, aí vai a correção da prova de Física.

Questão 9

A afirmativa I dizia que Angela passa pela igreja 10 min após o telefonema de Tânia. Isto está correto, ja que Tania telefona para Angela 30 min depois do início do percurso. Nesse momento, percebe-se no gráfico que Tania está na posição 12 km. Angela estará passando nesta posição 10 minutos depois, ou seja no tempo 40 min.

A afirmativa II diz que quando Angela passar pela igreja, Tania estará 4 km à sua frente. Isto também está correto, pois quando Angela passa pela igreja (km 12, 40 min), Tania estará na posição 16 km.

Logo ambas as observações estão corretas.

Questão 10

Se o balão dirigível tem velocidade constante, vale a 1ª lei de Newton, ou seja, a resultante das forças é zero. Assim a opção em que as 4 forças que atuam sobre o balão dá resultante zero é quando elas se cancelam: peso com empuxo, e R com M.

Questão 11

Na questão do andaime, observa-se que:

Como ele se encontra do lado direito, a tensão na corda direita será maior que na corda direita. Porém, se o sistema está em equilibrio, ou seja, se as cordas não se arrebentam, então novamente vale a 1ª lei de Newton, e a resultante das forças deve ser zero. Assim, peso para baixo deve anular as tensões para cima, no caso TD + TE.

resposta: TE<TD e TE + TD = P

Questão 12

O grafico que mostra que a baixas temperaturas, a água está sempre na fase sólida, e aumentando a pressão, a temperatura de fusão (passagem do sólido para líquido) diminui é:

Questão 13

As ondas se encontrarão no 70 (?) (!! gráfico sem unidade de medida na prova de física é phoda).  Nesse ponto, as ondas sofrerão interferencia construtiva e o resultado será uma onda com amplitude duas vezes maior. Mas a questão pergunta sobre a interferencia no ponto 60 (?), instante posterior ao encontro das ondas. Logo a onda mostrada na figura é o pulso Q . Nesse ponto o Pulso P terá seu máximo no ponto 80 (?).

Questão 14

Eliminando de cara as alternativas em que não ocorre reflexão total existe apenas duas possibilidades. Ou o azul desviando mais ou o vermelho. Como o indice de refração da luz azul é maior que da luz vermelha, então o que ocorre é:

Questão 15

Questão mais fácil da prova!! Essa é pra ninguém zerar!

Carlos colocou os polos + e – da pilha no mesmo ponto da lâmpada. Não haverá ddp nesse caso.

Mateus é um burro, pois nem fechar o circuito ele foi capaz.

João e Pedro fizeram ligações equivalentes apesar de diferentes. Nos dois casos, os polos + e – da pilha são ligados em pontos diferentes da lâmpada. Assim ele acende.

Questão 16

Nesta questão, a figura mostra o campo magnetico da Terra.

Alice, que fala sobre a carga L, está certa pois utilizando a regra do tapa, percebe-se que independente da carga ser + ou -, a direção da força magnética sobre a carga será diferente da mostrada, fazendo com que ela seja desviada de sua trajetória (no caso ela sairá ou entrará no papel).

Clara, que fala sobre a carga K negativa, está errada, pois nesse caso, não haverá força magnética atuando sobre ela, já que ela vem paralelamente as linhas de indução. Lembre-se que nesse caso F = Bqv sen (teta) dará zero, pois (teta é zero), e sen zero = zero. Então ela não será desviada.

Apenas Alice estudou sobre Força Magnética!

Anúncios

0 Responses to “Correção da prova de física do vestibular UFMG 2010”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: