17
mar
10

O Planetário de Belo Horizonte

Para os amantes da Astronomia, que assim como eu, vivem em Belo Horizonte, uma ótima notícia: a cidade já tem um planetário. E diga-se de passagem, um dos mais modernos planetários do mundo. O projetor, importado da Alemanha (é claro!), é um ZEIS – ZKP4.

Este planetário possui um sofisticado sistema de projeção por fibras óticas desenvolvido pela Carl Zeiss, possibilitando a mais alta perfeição e qualidade na reprodução do céu estrelado com diversos efeitos especiais, tais como a cintilação e a tonalidade de cor das estrelas conforme observados na natureza. Nele, cada estrela (cerca de 7000) é projetada por uma fibra ótica específica, possibilitando a exatidão de sua cor e o efeito de cintilação. Eu fui um dos privilegiados a conhecer o planetário antes de sua inauguração, e confirmo que a imagem projetada do céu noturno é mesmo perfeita.

Além da projeção do céu, com suas 7000 estrelas visíveis a olho nu, os planetas do Sistema Solar com seus satélites, a Via Lactea, diversas galáxias, nebulosas e aglomerados estelares, além do Sol e da Lua, é claro, em suas posições exatas em qualquer época do ano e horário, o planetário ainda serve como um projetor multimídia, para apresentação de aulas, filmes, imagens da Nasa e da ESA, etc.

Tudo isso, projetado numa cúpula de 8,5 m de diâmetro, num ambiente para 60 pessoas que ficam confortavelmente em cadeiras reclináveis. E não é só isso!!!! Com o planetário, você ganha de brinde, e de grátis, um observatório astronômico, com teto retrátil e telescópios com sistema de filtros que diminuem os efeitos da poluição luminosa do céu de BH.

Este é o primeiro planetário fixo de Minas Gerais, uma parceria da TIM, com a UFMG e o governo do Estado, e será inaugurado no próximo domingo, dia 21/03/10, juntamente com o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, situado na Praça da Liberdade.

É uma pena que eu não vou poder estar presente na inauguração, ao lado do professor Las Casas (um dos idealizadores do projeto), do professor Tulio, dos meus amigos monitores do Planetário e do Observatório, do patrão Aécio Neves, do Milton Nascimento…, devido a cirurgia que eu farei amanhã.

Mas pelo menos uma coisa me conforta: eu já assisti à apresentação antes da inauguração! (sintam inveja!!!) 

Mais informações sobre o planetário ZKP4, neste site:

http://www.omnislux.com.br/_skymaster/index.php

Anúncios

2 Responses to “O Planetário de Belo Horizonte”


  1. 1 Ana Flávia
    julho 21, 2010 às 09:59

    Olá, onde está situado este planetário? Quero ter informações sobre data e horário de visitas.

    Agradeço desde já.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: