31
mar
10

Praça da Astronomia

No último dia 19 foi inaugurado, na Faculdade de Educação da UFMG, a Praça da Astronomia, projeto do grupo Pop Astronomia da FAE-UFMG, da qual sou um membro voluntário.

O espaço, que fica ao lado do famoso campo de futebol da FAE, conta com um relógio de sol analemático, talvez o único de Belo Horizonte (não tenho certeza desta informação), já que este tipo de  relógio solar é bem incomum.

Com um nome também bastante incomum, relógios de sol analemáticos são aqueles construídos de tal forma que o objeto cuja sombra é projetada para marcar a hora é vertical, e as horas são marcadas por pontos sobre uma elipse. Os relógios analemáticos são particularmente adequados para mostradores construídos sobre relvados, onde a própria pessoa que deseja saber as horas atua como o ponteiro, sendo por isso também chamado de relógio humano. A posição que a pessoa deve ocupar num certo mês é marcada ao longo do eixo norte-sul que passa pelo ponto a meio caminho entre os dois focos da elipse.

Complicado? Abaixo algumas fotos do relógio da Praça da Astronomia, idealizado pelo famoso professor/astrônomo Francisco Borja Lopez Pradão (foto abaixo ensinando como utilizá-lo) e pelo meu colega de mestrado Leonardo Marques, o Léo.

Se entendeu, deve ser capaz de descobrir a que horas eu bati esta foto!

A Praça da Astronomia conta também com as órbitas dos planetas rochosos, onde é possível fazer projeções sobre as órbitas destes quatro planetas.

Anúncios

2 Responses to “Praça da Astronomia”


  1. julho 11, 2014 às 13:17

    Como localizar a Praça da Astronomia no Google Earth? O amigo tem as coordenadas geográficas da Praça para a gente encontrá-la no Google Earth?

  2. julho 11, 2014 às 22:46

    Já localizei o relógio solar analemático no campus da UFMG, ao lado do campo de futebol. Era o que eu pretendia. Ele está nas coordenadas 19 52 11.33 S 43 57 30.57 W do Google Earth. Mas achei estranho que o relógio ficou muito perto de uma árvore, que faz sombra no tablado e prejudica o funcionamento. E agora? Cortar a árvore ou refazer o relógio mais ao Sul?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: