30
abr
10

show histórico – Green Day no Mineirinho em 1998

Falando em Green Day no Brasil, é impossível não lembrar do show que eles fizeram em 1998, no Brasil, quando estavam em turnê divulgando Nimrod. E o melhor: eu tive o prazer de presenciar este momento histórico, e olha que eu fui um dos poucos privilegiados, pelo menos aqui de Belo Horizonte,  já que bem me lembro, o mineirinho estava vaziaço!

Bom, a data histórica: 05 de novembro de 1998, uma quinta feira. Era o primeiro show da banda no Brasil, que passou também por RJ e SP (é claro!). Fomos eu, o Rodrigo e o Vitalzinho. Lembro que compramos o ingresso com um cara lá no CEFET, um “cambista” que oferecia ingressos para todos os shows que rolavam em BH. O preço: 20 reais !!!!!!!!!!! Se não acredita confere aí o ingresso, que eu guardo até hoje!

No Mineirinho, lembro que nos assustamos com a falta de público. Um show bem vazio para uma banda internacional como o Green Day. Estavam lá só os fãs fieis da banda, que naquela época era bem diferente dos fãs de hoje.

Eu já gostava muito deles, porém não tinha ainda seus discos, exceto uma fita K7 de Dookie. Na MTV, rolava direto os clipes de Hitchin’a Ride, Time of your life e Redundant no Disk e no Top 20 Brasil, bem como no canal 25 (aquele da Aninha Paixão) e nas rádios 98 FM e na Savassi FM (bons tempos aqueles!), o que me fez admirar mais a banda.

Mas voltando ao show, lembro que ele foi aberto pela banda Mary’s Band, que fazia um som punk parecido com o Green Day. Quando eles tocavam, pudemos perceber a péssima acústica do Mineirinho. Mas isso não prejudicou o show. Ao contrário, o fez parecer um show bem underground, bem garagem.

O set list eu não me lembro bem. Lembro que a primeira música que eles tocaram foi Nice Guys Finish Last, seguido de Hitchin’ a Ride, assim como no CD Nimrod. Daí, não me recordo a sequência que teve também Redundant, Welcome to Paradise, Longview e She. A saideira foi com Time of your life.

Procurando pela internet, achei este set list da turnê, que deve ser o mesmo que eles executaram neste show. Pelo menos, me recordo de quase todas as músicas:

1. Nice Guys Finish Last
2. Hitchin\’ a Ride
3. The Grouch
4. Geek Stink Breath
5. 2000 Light Years Away
6. Longview
7. Welcome to Paradise
8. Paranoid / Eye of the Tiger
9. Blitzkrieg Bop
10. Brain Stew
11. Jaded
12. Knowledge
13. Basket Case
14. She
15. Redundant
16. Scattered
17. Platypus (I Hate You)
18. King for a Day
19. Prosthetic Head
20. When I Come Around
21. Good Riddance (Time of Your Life)

Único registro em vídeo, dos shows do Green Day no Brasil:

Fiz questão de postar estas recordações porque muita gente pensa que Green Day no Brasil em 1998, e em BH, não passa de uma lenda. É claro que naquela época eles não eram tão pops como eles são hoje, e é por isso que me orgulho de ter estado presente neste momento histórico.

21 Responses to “show histórico – Green Day no Mineirinho em 1998”


  1. agosto 19, 2010 às 17:01

    Fiquei com inveja de você! Obrigada por ter compartilhado a experiência, foi muito útil para uma matéria que escrevi. Beijo!

  2. 2 Eduardo
    outubro 18, 2010 às 19:08

    Cara, pelo que eu me lembro o mineirinho tinha algo tem torno de 7 mil pessoas no show…pra um ginásio que cabe 25 mil é até vazio, mas não considero 7 mil pessoas um público pequeno não!! Esse show foi histórico!
    abraços

  3. outubro 21, 2010 às 08:30

    Eu estava la amigo!!! meu 1º show de rock..me arrepio ate agora quando eu falo sobre isso!
    muito legal seus registros!

  4. 4 Tai Franco
    outubro 25, 2010 às 12:04

    Pois é, meu caro. Pena que na época eu n podia ir pq era mt pequena (tinha 11 anos), mas lembro muito bem da minha tia fazendo pití com minha Vó e implorando para ir. Ela foi uma das minhas mestras em relação à música boa. Hoje eu posso dizer que realizei um sonho em ter ido ao show do GreenDay (17 de outubro – Brasília), mesmo que o público tenha mudado completamente. O que importa é que eles continuam me dando o gostinho de quero mais antigo misturado com o de surpresas. E, assim como você, registrei tudo que pude, inclusive como tinha pouca gente – e bem menos os fãs antigos. Mas quando eles voltarem, e espero q n demorem muito, estarei lá de novo.

    Abraços e adorei sentir um pouco desse entusiasmo seu da época!

  5. março 7, 2011 às 22:11

    Caraca meu!

    Lembro como se fosse ontem. Eu nao ia ir no show. tava indo aos correios fazer inscrição pra vest. Topei com os caras saindo do hotel, cercados de fãs. Eu acabei ficando dentro do cordão de isolamento. Lembor que peguei no ombro de Bilie Joe e balancei ele: “e ai bilie?!”..ehehe
    ..dai comprei ingressos e fui com amigos, tenho guardado ate hoje. Tava vazio mesmo, entramos eles tavam tocando a 1 musica ja, e mesmo assim pegamos lugar la na frente. Showzaço!!!!

    saudaçoes!

  6. março 7, 2011 às 22:13

    lembro que ele em um momento do show disse “quem sabe tocar guitarra?”..um maluco tocou uma msuica inteira com eles e pulou na galera depois!

  7. 7 Guilherme
    março 30, 2011 às 19:16

    Olá pessoal,

    sou fã da banda desde do dookie, quando eu tinha 11 anos. Fui ao primeiro show aqui em sampa em 98 (alem do ano passado, é claro). Foi um dia histórico, posso garantir. Era uma outra banda, com mto mais atitude, com mto mais vontade de tocar. A banda hj tem uma repercussao mto maior, mas naquela época os shows eram melhores. Com menos efeitos, explosões, bandeirinhas e mais rock!!!! E q rock…

    Esse video nao está completo. Quando passou na mtv, eu tava assistindo. Tem mais trechos do show, como o começo de nice guys. é uma pena q a mtv nao libera esse material (sim, eles gravaram o show!!!)

  8. 8 Ana Clara ARMSTRONG - Q
    outubro 18, 2011 às 15:24

    AAA’ Q foda vei minha banda praferida de todos os tempos veio pro brasil um ano antes de eu nascer e veio de novo em 2010 eu xorei por um mês por não ter ido em 2010 pq eu moro mt longe de SP, RJ… mais enfim tbem fikei com inveja de vc U.U q LOL deve ter cido melhor q ganhar na loteria GREEN DAY ♥ FOREVER

  9. 9 Murillo
    janeiro 26, 2012 às 13:00

    Ahhhhhhhhhhh muleke, eu fui nessa bagaça!!!! matei todo mundo do colégio de inveja!!!!

  10. janeiro 26, 2012 às 21:54

    ehhehehe Eu tava lá tbm! Pra galera ter uma idéia do tanto de gente q tinha no show é o seguinte: não tinha ninguém na arquibancada e só tinha gente até a metade da pista. O Show deles deve ter sido muito melhor dos que os de hoje em dia. Pra ser ter idéia, o cara n falou uma palavra em português, mas era entrosamento total com a galera! Ah, e não mencionaram, mas no final do show a banda quebrou guitarras, amplificadores, bateria, etc.

  11. janeiro 26, 2012 às 21:59

    Achei interessante o comentário, pois a gente vai lembrando do show, tipo eu n lembrava q lá n vendeu cervejas. O comentário estava na internet: Show foi ducarálho dimais da conta sô!!!!! Teve abertura de uma tal de Mary’s Band (que foi até bacana) e não vendia cerveja lá dentro. No show rolou todas as músicas que eu queria ouvir e outras, o carinha até puxou um pedaço de Iron Man do Sabbath. Foi doido dimais!!! Teve também um cara que subiu ao palco pra tocar guitarra junto com a banda e depois teve que fazer um stage (pular do palco no meio do povo). Até hoje não sei se ele sobreviveu. Teve também a hora em que Billi Joe quase morreu pra carregar o isopor de água de um vovô que tava vendendo lá e jogou pro povo. E é claro teve um babada espetacular por parte também de Billy Joe que foi histórica. Ele tava parado em frente ao microfone com a guitarra em punho e de repente a baba vem lá do canto da boca, vai crescendo, se esticando, forte, formosa, arrebenta e cai no chão. Chicdimais.

  12. 12 san
    março 24, 2012 às 20:58

    a cara moro em bh , nesse dia tava trampando me arrependi de naum ter ido. a melhor fase deles na minha opiniao.

  13. 13 Karine Siqueira
    setembro 2, 2012 às 12:14

    Que maraaaaaaaaaaaaa, eu tava lá, com cartazinho que Billie Joe e Mike leram e sorriram e ganhei paleta depois do show !!!! HAHAHAHAHAH, saudades, ainda tenho ingresso e paleta… 😀

  14. novembro 3, 2012 às 18:43

    Não é lenda, e EU ESTAVA LÁ! Eu e meu amigo Willian dos Santos, amigo de POLIMIG. Foi doido pra caramba, ainda mais quando os caras começaram a quebrar tudo no final do show!!! Foi demais!!!

  15. 15 Guilherme Souza
    dezembro 21, 2013 às 10:53

    Nem tava vazio!!!

  16. 16 Eduardo
    janeiro 3, 2014 às 15:59

    Histórico! Fui nesse show, tinha 14 anos naquela época. Meus pais tinham me proibido, mas eu era muito fã da banda e fui assim mesmo, com meu primo. Nem rolou treta depois, eles sabiam que era muito importante pra mim. O fato do Mineirinho estar “vazio” também me impressionou. Bons tempos de ingresso a R$ 20. Será que a inflação acumulada nesse período é de 1000%, pra justificar os preços de hoje em dia?
    Abraço/

  17. 17 jean carlo
    fevereiro 8, 2014 às 09:09

    Lembro desse show muito bem, cara muito foda mesmo, eu tinha 16 ou 17 anos, um dos melhores shows que eu já fui, no final do show ficamos eu meu irmão e um amigo, ná saida do camarim, esperando os caras pra pedir autografo, chegamos lá tinha um amigo nosso trabalhando a ademg na epoca, deixou nos entrar, pegamos autografos, ganhamos paletas, tiramos fotos com os cara, bem doido, eles e muito gente fina tb,
    um segurança doidão queria vender um COPO e disse que os cara beberam whisky no copo.

  18. junho 7, 2014 às 17:59

    Que foda, deve ter sido incrível!

  19. 19 David Daniel
    setembro 22, 2015 às 21:38

    Que matéria foda kkkk, vinte reais hoje em dia só deu pra comprar o insomniac de segunda mão, os comentários dão uma ponta de inveja Nasci em 99

  20. 20 Lanno
    novembro 9, 2016 às 21:49

    Eu estava lá neste show! Foda! 🙂

  21. 21 Rafael Zerlotini
    fevereiro 2, 2017 às 12:31

    Puts cara…Tive a oportunidade d ir nesse show e joguei pela janela..Eu com meus 14 anos só gostava de pagode..Dois amigos foram e me chamaram..Não fui pq não gostava de Rock..Com arrependo d não ter ido..Boa matéria amigo..Adorei


Deixe um comentário

