15
jun
10

Copa 90: vexame brasileiro

 

A Copa do Mundo de 1990, na Itália, é a primeira que eu tenho alguma lembrança mais concreta. Tinha 10 anos, estava na 3ª série, assistia Mico Preto, ouvia lambada, “Sending all my love”, “Pump the Jam” e “Feira de Acari”…

Lembro que às vesperas da estréia do Brasil na Copa, meu pai deixou o emprego na Madeireira e abriu um bar, o Brasil Novo Bar! Daí vem minhas primeiras lembranças de rua enfeitada, buzinaço quando o Brasil fazia um gol, feriado na hora do jogo… Me lembro também de alguns jogadores daquela seleção: Branco, Careca, Müller, Romário, Bebeto, Tafarel, Dunga… Era a seleção “Era Dunga”, mas teve a campanha “Tira o Dunga Porra!”

Mas 1990 não foi a vez do Brasil, e sim, novamente a copa foi do Maradona. O Brasil perdeu para a Argentina nas oitavas de final, naquele polêmico jogo da água batizada que deram para o Branco. Apesar da Argentina (e do Maradona) ter brilhado nesta Copa, foi a Alemanha quem levou o título de tricampeã mundial.

  

1 Response to “Copa 90: vexame brasileiro”



Deixe um comentário

