15
dez
10

Enfim, habilitado!

Na manhã de hoje, depois de quase longos 11 anos, eu finalmente consegui tirar minha carteira de habilitação…

Não é lorota não… Em 1999, com meus 19 anos (putzz… Tô velho), eu iniciei toda a burocracia para tirar carteira de motorista. Lembro que o primeiro passo foi tirar CPF… Então, um dia de tarde, saindo do CEFET, fomos Mateus, Rodrigo, Vaca, Vitalzin, Edssss e Eu na secretaria de estado da fazenda tirar o documento. Nesse mesmo dia apostamos quem de nós cinco tiraria a CNH primeiro…

A aposta e a praga

Na mesma época todos nós começamos a jornada em busca da carteira… Exame médico, psicotécnico (o que o Rodrigo tomou pau), aulas de legislação, auto escola… Um dia, em um estresse com o Vaca, soltei uma praga… Eu disse que ele só iria tirar carteira depois que eu tirasse. E se por um acaso ele tirasse antes, teria que me levar de carro até minha casa, no famoso bairro Guarani, reduto do saudoso 1502B…

Resultado: no mesmo ano Ricardo tirou a carteira… Eu nem havia sequer iniciado as aulas de legislação! Ele cumpriu a promessa e a praga voltou contra mim…

Em seguida, o Edsss tirou carteira, o Rodrigo, o Vitalzin… Não tive noticias de quando Mateus tirou, mas provavelmente muito antes de mim…

8 Anos depois…

Finalmente concluí as 30 horas de legislação e fiz umas 60 (ou mais) aulas de direção. Na prova teórica, 30 pontos… Nem eu tinha acreditado. Na prova prática…

1º exame: Venda Nova. Não fiz nada..

2º exame: João Pinheiro. Fiz pior que da primeira vez…

3º exame: Barreiro. Implicância do examinador.

4º exame: Barreiro. Não lembro o que me deu pau, mas deve ter sido vários erros.

5º exame: Santa Inês. Nem lembrava que fiz exame neste bairro.

6º exame: Mineirão. Bati no cone da baliza.

Perdi a pauta… E desanimei…

2 Anos depois…

Inicio de tudo de novo… Mas agora com determinação… Exame médico e psicotécnico, 45 aulas de legislação (em menos de 1 mês… Recorde), umas 40 aulas de direção…

1º (7º) exame: Mineirão. O primeiro ninguém passa mesmo.

2º (8º) exame: Mineirão. Uma chuva desgraçada que eu nem via as faixas na pista…

3º (9º) exame: Gameleira. Maldito cone da baliza.

4º (10º) exame: Enseada das Garças. Não foi um exame perfeito (confesso), mas o que importa é que acertei a baliza de segunda e o exame de rua foi tranquilo!!

Enfim… Livre da MALDIÇÃO DA PRAGA!

16 Responses to “Enfim, habilitado!”


  1. 1 elba laura
    fevereiro 27, 2011 às 14:23

    Amigo noooosaaaa!
    Estou vivendo o mesmo pesadelo!
    Minha pauta esta vencendo, não sei em que pensar!

  2. 3 Marta
    março 24, 2011 às 12:51

    Hum , nem fala,
    hoje fiz minha terceira tentativa,
    a 1ª fui muito confiante, porém ao ver os “matrix” chegando, com óculos e gravata, tremiiii,
    foi no Enseada das Garças, e não fiquei nem 30 segundos dentro do carro de tão nervosa, a 2ª, foi no Gameleira, começei pela baliza e dessa vez fiquei mais tempo dentro do carro, +/- 1 minuto, perdi o controle do meu sentimento, batimento cardíaco, pernas, braços e do carro também, aí, começei a tomar floral há 2 semanas, e hoje, meu 3º, no Alípio de Melo, andei o tempo normal, mas o meu pé direito nao parava de tremer, minhas pernas pulavam, parecia que eu estava dando um ataque, o papel azul ficou vermelho, de tanto rabisco do examinador, nem o floral ajudou… la vou eu p 4ª..

  3. 4 Ricardo Vaca
    maio 15, 2011 às 07:58

    ET…

    Voce vai ter que me levar em casa agora…
    as proximas 3 vezes que agente sair para tomar uma voce vai ter que me buscar e levar em casa (sem beber…)
    hahaha
    aprendeu a nao colocar praga nas pessoas…
    eu ja tenho carteira a 12 anos.

    T+

  4. 6 Flaviana
    maio 24, 2011 às 12:39

    Nossa!
    Isto que é persistência, gostei de ver!
    E até me animou… Ontem fiz meu 1º exame e ‘pau’…
    Foi na Enseada das Garças, seria o exame mais rápido do mundo, acho que seria uma volta no quarteirão, mas meus sentimentos não aguentaram a pressão e perdi a chance… kkk
    Agora estou bem desanimada, não sei se vou, se ficou!

  5. 7 Adriana Barbosa
    junho 15, 2011 às 14:17

    Levei pau em 4 exemes, Enseada 3, Alipio de melo 1 viu continuar a luta, nao estou esquentando uma hora sai, risosss
    Enquanto isto o detran vai ficando rico as nossas custas.

  6. 8 Everton
    junho 17, 2011 às 14:22

    O meu exame foi la na Enseada das garças tbm…
    Tomei meu primeiro pau…kkkkk
    Mas nao vou desistir nao… vou tentar quantas vezes for preciso.

  7. 9 Miriam
    agosto 25, 2011 às 16:00

    Ja fiz 2 exames na Enseada das Garças.
    No primeiro minhas pernas tremiam tanto que parecia que eu tava tendo um ataque epilético, fora a dor de barriga. Não durou quase nada. Fiz tanta besteira que acho que deve ter uma nova categoria de penalidades por minha causa.
    No segundo, a dor de barriga era tanta que meu instrutor (gracinha ele) teve que me levar num lote vago e ficar vigiando pra aliviar meu sofrimento.
    Tava indo bem até que apareceu uma carroça, o cara fez que ia e não foi, quando eu fui ele foi tbem e me ferrei toda. Quase joguei o carro em cima da calçada.
    Agora vou tentar meu terceiro exame no Alipio de Melo esse dias.
    Boa Sorte a todos qua vão passar por este martírio.

  8. novembro 8, 2011 às 22:00

    Nuss.. passei no enseada das garças, Graças a Deus! e peço a ele que abençoe vcs que estão na luta para conquistar a tão sonhada CNH, é um alívio quando aqueles examinadores, com aquelas caras deles de pessoas sem sentimento… assinam no papel.. APROVADOOO, dá vontade de gritar o mais alto possível.. o pior é que na hora a emoção foi tanta que não gritei.. fiquei com cara de infeliz..kkk não acreditei que havia passado.. agora estou na ansiedade aguardando a carta chegar pelo correio.. aleluiiaaa! asuhaush (Fiz o exame 04/11/2011

  9. 11 Robs
    abril 22, 2013 às 01:42

    Passei na 4º tentativa… Já estava cansado de fazer exame pratico. Na epoca fui reprovado 2 vezes no mineirão e 1 no enseada das garças, passei no alipio de melo. Lembro que na minha 1º reprovação fiquei frustado, na 2º revoltado e na 3º já nem sentia mais nada kkkkkkk Na minha 3 vez era para eu ter sido aprovado, entretanto, no finalzinho o examinador disse que eu não iria parar o carro na hora de estacionar e freiou, disse que ia bater, sendo que estavamos a mais de 10 metros do carro e eu já estava parando. Enfim, na 4º tentativa passei e isso é o que importa. Parabéns pela insistencia, amigo. As pessoas precisam dessa sua persistencia. Lamento ter comntado aqui tão tardiamente, mas antes não havia visto esse blog. Passei por esse procedimento no final de 2010, sendo aprovado no dia 06/01/2011, primeira semana do ano. Posso dizer que comecei este respectivo ano bem.
    Abraço.

  10. 12 Alisson
    maio 27, 2013 às 17:06

    bom amigos, graças a deus passei na minha primeira tentativa este mês (maio/2013) no bairro alipio de melo…
    o exame foi tranquilo. O examinador super gente boa dando dicas e tudo, (ex: olhar no retrovisor quando parar)
    enfim, fiz o percurso de rua tudo numa boa sem perder nem um ponto e na hora da baliza nunca havia feito uma baliza tão perfeita em toda minha vida, entrou de PRIMEIRA e PERFEITA, ai depois foi só correr pro abraço…

    sucesso a todos ai e que Deus esteja com vocês

  11. 13 poliane
    setembro 16, 2014 às 21:01

    eu acho que nunca vou passar

  12. 14 Isa
    maio 16, 2015 às 10:00

    Estou em uma situaçao bem dificil , minha pauta venceu apos o sexto exame , hoje fiz meu nono e novamente nao passei , desde o setimo passo na circulaçao , mas na baliza e sempre o mesmo nervosismo , ja nao tenho mais dinheiro e nem psicologico pra aguentar tamanha pressao .

  13. 15 Tais
    agosto 21, 2015 às 14:01

    Hj foi meu 1° ensame e pau.
    Na baliza, fiz td lindamente fui pra baliza errei as voltas da direção e bati no cone…muito chateada. Ja estava praticamente cm a carteira na mao.

  14. 16 Gabi
    junho 1, 2016 às 09:05

    Eu achava que era bem mais fácil tirar carteira.. Tenho 18 anos é estou nessa luta parece que a 20 anos hahahaha! Fiz 08 exames, 81 aulas. Parece que fica um PESO ENORME nas costas da gente não é mesmo?
    Pior mesmo é quando avisamos a alguém que iremos fazer o exame, daí você não passa é a pessoa muita das vezes sem a maldade de pergunta: É aí? Como foi o exame?!
    É tenso! Rs
    Enfim to confiante pois sei que uma hora dá certo! Não podemos nos desanimar, nem desacreditar.
    Desejo a todas uma boa sorte, é que a nossa Habilitação apareça bem logo Rs!


Deixe um comentário

